Ampliação vacinal e medidas de biossegurança ajudam a frear casos de covid neste início de ano

Karina Anunciato

Nesta segunda-feira (02), o Jornal das Sete conversou com a secretária-adjunta municipal de saúde, Rosana Leite. Ela falou sobre a ampliação do grupo vacinal contra a covid-19.

Rosana Leite, secretária-adjunta da Sesau (Foto: Karina Anunciato)

Na última semana (28), o Ministério da Saúde autorizou a vacinação de crianças de 6 meses a menores de um ano sem comorbidades com a vacina da ‘Pfizer Baby’.

Leite, que recentemente atuou como Secretária Extraordinária de enfrentamento a Covid-19, do Ministério da Saúde, reforçou que as medidas de biossegurança continuam sendo importantes para evitar a contaminação não apenas da covid, mas de outras doenças infecto contagiosas.

Confira aqui a entrevista completa com Rosana Leite:

Testes

Os testes para detecção da Covid-19 estão disponíveis em Campo Grande nas 74 unidades básicas e de saúde da família distribuídas nas sete regiões urbanas e distritos do Município.

Os exames são gratuitos e por demanda espontânea, ou seja, sem a necessidade de agendamento prévio. 

Aos sábados e feriados, o serviço fica disponível somente nas unidades de plantão referenciadas pela Sesau.

Com a divulgação dos dados do boletim epidemiológico da secretaria de estado de saúde foram confirmados em Mato Grosso do Sul, 2177 casos de covid. Só em Campo Grande foram 515 novos casos.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Sandro Benites, o acesso facilitado da população aos testes oportuniza o diagnóstico precoce e, desta forma, ajuda a reduzir a circulação do vírus.