A partir de hoje , nove trechos da BR-163 em Mato Grosso do Sul terão um aumento de 16,82% em suas tarifas de pedágio. O reajuste foi publicado no Diário Oficial da União na última terça-feira (15), com aprovação da ANTT (Agência Nacional de Transporte Terrestre).

O aumento  representa quatro vezes mais que a inflação dos últimos doze meses no País, que é de 3,99% (IPCA) .Em março deste ano chegou a ser anunciado que a tarifa do pedágio ficaria congelada por até dois anos.

A rodovia, de 845 quilômetros, corta 21 municípios de Mato Grosso do Sul, ligando Mundo Novo, na divisa com o Paraná, até Sonora, na divisa com Mato Grosso, com uma média de 70 mil veículos circulando diariamente .

Ela foi privatizada em 2014 com a promessa de que seria completamente duplicada, mas a CCR MSVia duplicou somente cerca de 150 quilômetros, suficientes para iniciar a cobrança de pedágios.

A empresa chegou a desistir da concessão, que em março deste ano foi prorrogada por mais dois anos, mas agora voltou a negociar com o o Governo Federal para se manter na exploração do serviço.