Vacina atualizada contra a covid-19 começa a ser distribuída aos municípios

Karina Anunciato

Vacina bivalente contr a covid-19 (Foto: Álvaro Rezende)

As vacinas atualizadas contra a covid-19 começaram a ser distribuídas nesta segunda-feira (13) em Campo Grande. A entrega aos municípios, das doses da primeira remessa das vacinas da Pfizer Bivalente, começou às 8h.

Na última sexta-feira (10), o Ministério da Saúde enviou a Mato Grosso do Sul 32.400 doses, que estão armazenadas na sede da Coordenadoria Estadual de Vigilância Epidemiológica da SES (Secretaria Estadual de Saúde).

Assim que o imunizante for entregue, os municípios já podem iniciar a vacinação aos grupos designados. As doses de bivalente serão destinadas ao público que integra a primeira fase da Campanha Nacional de Imunização.

Fazem parte do grupo prioritário: idosos a partir de 70; pessoas vivendo em instituições de longa permanência a partir de 12 anos; abrigados e trabalhadores destas instituições, imunocomprometidos, comunidade indígenas, ribeirinhas e quilombolas e profissionais da saúde. 

A vacina bivalente deve ser usada somente para dose de reforço. O esquema vacinal para estes grupos será de uma dose da vacina Covid-19 bivalente (reforço) para pessoas que apresentarem pelo menos o esquema prévio de duas doses com vacinas monovalentes.

O intervalo para doses de reforço com vacinas bivalentes será a partir de 4 meses da última dose de reforço ou última dose do esquema primário (básico) com vacinas monovalentes.

A Secretaria ainda destaca que para pessoas que não fazem parte de nenhum grupo prioritário para as doses de reforço da vacina bivalente e que não iniciaram  a vacinação ou que estão com o esquema primário incompleto, devem completar o esquema vacinal com as vacinas monovalentes da Covid-19.

A vacina bivalente pode ser aplicada três meses após a última aplicação das monovalente (1ª e 2ª dose) ou as duas doses de reforço. Os imunizantes bivalentes foram produzidos para combater as subvariantes mais recentes da ômicron, as BQ1 e XBB 1.5.

Além disso, ainda hoje é aguardada uma nova remessa de vacinas bivalente contra a covid-19. Desta vez, a carga será maior com 209.796 doses. Ao todo, Mato Grosso do Sul receberá com o desembarque das duas cargas 242.196 doses da Pfizer Bivalente.