Progressão escolar dos alunos da Reme está condicionada à realização das atividades

Karina Anunciato e Michael Franco

Busca ativa tenta resgatar alunos que desapareceram da escola (Foto: PMCG)

Quase no final do ano letivo, escolas e professores enfrentam o grande desafio de avaliar os resultados e a evolução de cada alunos para o ano de 2021. Nesta semana, a Prefeitura de Campo Grande publicou no Diário Oficial as regras para a progressão dos alunos na Rede Municipal de Educação (Reme). Entre os fatores que podem levar o alunos para a série seguinte é a participação efetiva e a realização das atividades durante o ano.

O Superintendente de Gestão das Políticas Educacionais da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Waldir Leonel, explicou que a secretaria em parceria com o conselho tutelar tem realizado a busca ativa dos alunos que por diversos motivos se ausentaram da escola remota. “Tem famílias que os pais trabalham em assentamentos, lavouras e não tem com quem deixar as crianças e precisam levar com eles. Mas tem aluno que não tem internet, então são várias situações que nós precisamos analisar e nada melhor que o professor que conhece o alunos para avaliar se ele tem condições de seguir para a próxima série”, explicou Leonel.

A retomada presencial em 2021 continua incerta, já que não há uma solução para a contaminação da Covid-19 (Foto: Divulgação)

Outro ponto considerado pela secretaria, para o próximo ano, é a forma como será realizada a recuperação do conteúdo prioritário de 2020 conciliando com o de 2021. “Para que aconteça a adaptação do próximo ano letivo, temos a ferramenta da avaliação diagnóstica que verifica a necessidade da recuperação paralela em cada caso”. Apesar dos planos, o superintendente explicou que tudo pode acontecer, já que ainda não há uma solução definitiva para contaminação da covid-19. “Como a taxa de contaminação continua oscilando, tudo pode acontecer até fevereiro, inclusive a manutenção das aulas remotas ou a escola de forma híbrida”, avaliou Leonel.

A entrevista completa com o Superintendente de Gestão das Políticas Educacionais/ Suped da Semed, Waldir Leonel, você confere aqui: