No Dia da Imunização: Campo Grande acende alerta para baixa cobertura vacinal

Karina Anunciato

No Dia da Imunização (09), Campo Grande tem pouco a celebrar. Isso porque a baixa adesão da população às vacinas do calendário regular das crianças e da campanha – gripe, sarampo – tem preocupado as autoridades em saúde, não apenas na Capital como em todo o país.

Superintendente de Vigilância em Saúde da Sesau, Veruska Lahdo (Foto: Karina Anunciato)

Em Campo Grande, somente 30% do público alvo da gripe foi vacinado. Além disso, pouco mais de 10 mil doses da tríplice viral foram aplicadas. Em entrevista ao Jornal das Sete, a Superintendente de Vigilância em Saúde da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), Veruska Lahdo, disse que esta situação tem preocupado porque a falta de cobertura pode comprometer a erradicação de doenças.

“Aqui em Campo Grande a gente fica sempre abaixo de 12 a 13% da meta preconizada pelo Ministério da Saúde. A grande maioria das vacinas precisam de uma cobertura de 95% do calendário da criança até 1 ano. Na grande maioria a gente chega a 80, 82%, mas nunca nos 95%. Então tem uma parcela significativa entre 10 a 12% de crianças, onde os pais não estão levando para fazer todo este processo. Realmente é preocupante pelo risco de reintrodução  de doenças por exemplo como a poliomielite, que já foi erradicada”.

Lahdo lembrou que este não é um comportamento recente, já que a redução na cobertura vacinal tem sido percebida nos últimos anos, anteriores mesmo da pandemia da covid-19. “Não é por causa da covid-19. essa baixa cobertura vacinal vem desde 2016-2017”.

De acordo com o boletim epidemiológico da covid-19 da Secretaria de Estado de Saúde, Mato Grosso do Sul apresentou pela segunda semana consecutiva alta significativa de casos positivos. No entanto, apesar do cenário de alerta, os pacientes não têm evoluído para a forma mais grave da doença. Para Lahdo, isso é graças à cobertura vacinal.

“A gente vem mantendo o baixo número de óbito. Tudo isso, graças ao processo de vacinação”.

A entrevista completa com Veruska Lahdo você confere aqui: