UCDB Dinheiro #52: Avaliando o sucesso em projetos

Leandro Tortosa e Michael Franco

“Uma das medidas do sucesso é chegarmos ao meio-dia de nossas vidas e podermos contemplar um trabalho bem feito”. Foi assim que o escritor Frank Arthur Marshall definiu um modo de se mensurar o êxito nos projetos que encabeçamos nas nossas vidas. Essa filosofia é a tendência do UCDB Dinheiro de hoje.

No cenário em que vivemos, o sucesso quase sempre está ligado exclusivamente às posses e ao dinheiro, mas conforme comenta o professor Leandro Tortosa, não deve ser assim. “Depois de uma das inúmeras jornadas que nós fazemos, o ideal é a gente olhar para trás e verificar que tudo o que fizemos foi o melhor possível. Que nós nos dedicamos, vencemos e que isso não necessariamente tem a ver com dinheiro. Tem a ver com satisfação, ética e que o trabalho foi, de fato, bem feito”.

Ter a medida o sucesso nos projetos é um dos principais desafios no mundo das finanças e na economia de um modo geral. Isso porque todas as ações estão inseridas em uma séria de variáveis controláveis, chamadas de diversificáveis, e as incontroláveis, também conhecidas como sistêmicas.

Cabe a quem investe tempo, conhecimento e dinheiro nos projetos, balancear as incertezas que rondam todas as possíveis decisões.  Um dos passos é fazer o processo de valoração, estudar os riscos, confiança e rumos que as coisas podem tomar para definir o caminho a ser seguido.

E, claro, tudo fica menos complicado quando se estuda e adquire conhecimento naquilo que nos propomos a executar. Além de ter a consciência que sucesso e dinheiro não precisam ser sinônimos diretos. Se liga no professor Leandro Tortosa: