UCDB Dinheiro #33: Cenário econômico para o final do semestre

Leandro Tortosa e Michael Franco

A recuperação dos efeitos da pandemia nos lugares em que a vacinação acontece de maneira mais ampla já começa a dar sinais. De acordo com o professor Leandro Tortosa, “os governos estão injetando muito dinheiro no mercado para fazer com que a economia se recupere em todo o planeta”.

Existem três protagonistas nesse sentido que nos ajudam a traçar um cenário até o fim do primeiro semestre deste ano no episódio de hoje do UCDB Dinheiro: China, Estados Unidos e Europa.

–> China: Com o crescimento do país asiático, os chineses passam a comprar mais matéria-prima e produtos semiacabados do Brasil. E os reflexos, professor? “Nós temos que esperar um pouco mais de aumento nos alimentos do Brasil, principalmento os derivados da soja e da carne”.

–> EUA: A retomada dos norte-americanos acendeu o alerta de aumento da inflação por lá, no entanto a perspectiva é que se o aumento do índice acontecer será em patamares mínimos. “Não vai haver atrativo para o investidor estrangeiro levar para os Estados Unidos seus dólares, isso quer dizer que sobram dólares para países emergentes como o Brasil”. Unido ao cenário da China, o contexto pressiona o dólar para baixo no Brasil.

–> Europa: O velho mundo começou a vacinação mais tardiamente e apresenta um retorno um pouco mais lento. No entanto, a aprovação de vacinas, entre elas a Coronavac com aval da OMS, deve acelerar o reaquecimento da economia europeia e brasileira. “Vai permitir que brasileiros possam voltar viajar para a Europa e também que possa haver fluxo de turistas europeus para o Brasil”.

E existem fatores internos no Brasil que também vão ditar o ritmo da economia até o fim de junho? Claro! Mas isso quem te conta é o professor Leandro Tortosa. Se liga no UCDB Dinheiro: