UCDB Dinheiro #29: Passando a régua no Relatório Focus

Leandro Tortosa e Michael Franco

É dia de passar a régua no Relatório Focus! No episódio anterior o professor Leandro Tortosa destacou um dos principais indicadores do boletim, o IPCA, a inflação do consumidor brasileiro. Hoje ele nos traz, entre outros fatores, o IGP-M que “não é a inflação oficial do mercado, mas ela é a preferida do mercado”.

O índice é medido pela Fundação Getúlio Vargas e, de modo resumido, indica a inflação do atacado, dos produtores. O IGP-M também consta no Relatório Focus e mesmo não sendo o medidor oficial para o consumo, impacta na vida da população. “De modo geral, quando a inflação para o setor produtivo vem alta, ela acaba refletindo depois na inflação do consumidor”.

Outro dado importante encontrado no relatório é o indicador do dólar, que interfere no valor do IGP-M. A última publicação do Banco Central já mostra que do câmbio “que vai refletir em uma redução do IGP-M lá na frente, até o final do ano, e isso vai acabar impactando também a inflação do consumidores, o IPCA”.

Essas pequenas alterações notadas no Relatório Focus sobre inflação e dólar já animam o mercado. “A produção industrial que estava vindo em baixa já tem uma expectativa de alta para 5,5% até o fim deste ano. Com o dólar mais baixo, a indústria interna vai se movimentar e produzir mais”. Interessante como os dados do Focus implicam até na expectativa da geração de mais empregos com indústria aquecida.

O objetivo é esse, descomplicar. Um relatório gratuito e confiável traz tantas informações importantes e está totalmente acessível. Mas no que é mais interessante prestar atenção?

Segundo o professor Leandro Tortosa: “Inflação tanto IPCA como IGP-M, o peso do dólar, o desenvolvimento da indústria e o endividamento público federal”. Mas isso que te explica é ele mesmo. Se liga: