UCDB Dinheiro #21: Ajustes nos investimentos para não se afundar na crise

Leandro Tortosa e Michael Franco

“O que nós temos que fazer agora é sermos conservadores nos nossos investimentos e contar com o que vem pela frente”. E o que vem pela frente, professor Leandro Tortosa? A crise. O episódio de hoje do UCDB Dinheiro não tem a intenção de ser apocalíptico, mas sim, realista. Assim como na edição anterior, o objetivo é auxiliar nos ajustes a serem feitos na carteira para enfrentar a crise que é uma realidade no mercado financeiro e pode se agravar.

De acordo com o professor, temos “uma forte tendência alta na inflação e provavelmente em pouco tempo, nós vamos observar uma alta na taxa básica de juros Selic”. Com isso, o cenário que se desenha é de forte oscilação na bolsa de valores, “hora caindo bastante, hora subindo bastante, dançando ao sabor do noticiário político”.

Haverá oscilações também em investimentos de alta segurança, como o Tesouro Selic, ocasionando perdas em algumas situações, “mas isso não deve preocupar os investidores, principalmente com a visão um pouco maior do que o prazo de dois, três meses”, comenta.

Mas e aí? O que comprar ou não para este momento. Um spoiler: fugir do ouro e fundos de renda fixa com vencimento no curto prazo. Os motivos, mais dicas e todos os detalhes você confere com o professor Leandro Tortosa: