Geraldo Resende: Restrições têm efeito mesmo que “municípios teimem em não segui-las”

Karina Anunciato e Michael Franco

Captura - Live da SES no Facebook

O secretário de Estado de Saúde Geraldo Resende comentou, durante transmissão ao vivo desta quarta-feira (16), que houve um decréscimo no número de pacientes na fila de espera por leitos em Mato Grosso do Sul. “Chegamos a ter 270 [pessoas] hoje estamos aí com cerca de 150”.

De acordo com Resende, parte disso se deve às medidas restritivas determinadas pelo governo estadual. O secretário também ressaltou que o resultado do mais recente decreto é visto apesar de prefeitos contrariarem o estado. “Mesmo que tenhamos alguns municípios que teimam em não segui-lo, apesar de ter sido solicitado pela Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul”.

Ouça todos os detalhes na matéria completa do Jornal das Sete:

A lista de municípios que seguem regras próprias contrariando as determinações do governo estadual, chegou a seis, com a inclusão de São Gabriel do Oeste.

Diferente de outros municípios, São Gabriel não publicou novo decreto para sair da bandeira cinza. A prefeitura da cidade decidiu apenas não seguir as regras estaduais enquanto aguarda a resposta do governo para o pedido de reclassificação.

Campo Grande, Corumbá, Ponta Porã, Sidrolândia e Três Lagoas optaram por contrariar o decreto estadual com publicação de regras próprias.