De olho na Assembleia, vereador aposta na experiência no executivo para propor projetos na Câmara 

Karina Anunciato

João César Mattogrosso no estúdio da FM Educativa UCDB (Foto: Malu Pessota)

Em entrevista ao Jornal das Sete desta terça-feira (10), o pré-candidato a uma vaga na Assembleia Legislativa, vereador e presidente do diretório municipal do PSDB, João César Mattogrosso falou dos 11 meses à frente da Secic (Secretaria de Estado de Cidadania e Cultura) e de como a experiência no executivo está servindo de aprendizado para a proposição de ideias no legislativo da Capital. 

Com foco na execução de ações e buscando o consenso entre os poderes, Mattogrosso ressaltou que tem consciência das possibilidades e dos limites de cada ente e conhecer a administração pública por dentro deu a noção dos desafios impostos pela burocracia do sistema.

A nossa ida para o executivo nos fez ter cada vez mais certeza de que o nosso pensamento estava correto, porque no executivo a gente tem a possibilidade de fazer, porém a gente não pode fazer tudo. A gente sempre falou isso no governo: a gente não pode fazer tudo, mas tem feito tudo que pode para tentar dar uma vida melhor para toda a população. Tudo que a gente passa é o aprendizado. Ter conhecido o poder executivo estadual, ver como as coisas funcionam, a burocracia infelizmente do poder público de modo geral é muito grande. De repente você tem o recurso, mas não pode gastar por falta de documentação ou por falta de tempo, ou por conta de que esse ano é ano eleitoral, então tudo trava. Acho que é isso que fica de maior aprendizado para a gente. E do lado do aprendizado a gente conseguiu deixar o nosso legado, que também é o mais importante”.

(Foto: Malu Pessota)

Entre as ações desenvolvidas pelo ex-secretário da Secic estão: a organização do Festival América do Sul, que acontece este mês em Corumbá, o Festival Campão Cultural, e as reformas de espaços como: a Casa do Artesão, o museu do Marco, Concha Acústica; e no interior o Castelinho em Ponta Porã e a Igreja Nossa Senhora da Candelária em Corumbá. Especificamente na Cidadania, Mattogrosso destacou o desenvolvimento do projeto Cidadania Viva.

“Investimento no setor cultural, o maior em 44 anos, R$130 milhões… Para a cidadania, sem sombra de dúvidas foi o programa que a gente finalizou com a passagem da assinatura do programa Cidadania Viva  – que nada mais é do que levar cidadania para a população sul-mato-grossense através da educomunicação”.

Trabalhando na Câmara, João César revelou que esteve com a prefeita Adriane Lopes, na última semana. Ele disse que apresentou alguns projetos à chefe do executivo, entre eles: a regulamentação do home office, a otimização da frota veicular municipal, parceria público-privada e o orçamento impositivo. 

“O projeto do home office, que eu apresentei em 2017, me criticaram dizendo que eu queria privilegiar funcionários fantasmas, isso muito antes da pandemia…; o orçamento impositivo, traz credibilidade e independência dos poderes, onde o vereador pode apontar a reforma de uma Emei, a criação de uma academia ao ar livre, com um recurso que ele tem garantido através do orçamento impositivo; e a outra questão é das parceria públicos-privadas”.

Dinamizando seu mandato através da tecnologia, o vereador está relançando o aplicativo ‘Chama o João’. Por meio da plataforma as pessoas podem encaminhar demandas e indicações ao vereador. O aplicativo está disponível para download na loja de aplicativos do celular.

A entrevista completa com João César Mattogrosso você confere aqui: