Convocados em pente-fino do INSS têm até amanhã para agendar perícia médica

Karina Anunciato

Os segurados convocados pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) têm até esta quinta-feira (11) para agendar perícia médica no órgão. Desde junho, o instituto realiza o chamado pente-fino nos dados cadastrais e nos benefícios previdenciários. O objetivo é atualizar a base de informações e verificar irregularidades no pagamento. Em entrevista ao Jornal das Sete, a advogada previdenciarista e coordenadora titular do Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário, Juliane Penteado explicou que apesar de enviar o chamamento para a casa do cidadão, muitos segurados mudaram de endereço e não atualizaram as informações junto ao órgão, por consequência não sabem que devem agendar a perícia.

“Ocorre que muita gente não atualizou o seu cadastro e essas pessoas provavelmente receberam a comunicação e não responderam porque mudaram de endereço. O que o INSS fez, ele publicou no Diário Oficial essa relação de pessoas para que elas venham até o prazo estabelecido, que é 11 de novembro”.

O agendamento da perícia pode ser feito através dos canais de atendimento do instituto: no site, pelo telefone 135, ou ainda pelo aplicativo MEU INSS.

O não comparecimento ao chamamento do órgão pode levar a suspensão do benefício. Penteado explicou que mesmo fora do prazo é possível recorrer, no entanto, a ação vai exigir paciência do beneficiário.

“Pode acontecer sim, se esta pessoa estiver recebendo um benefício, dele ser suspenso e aí para resolver isso depois é mais demorado, é mais difícil. Então é melhor prevenir. Vai sacar e não vai ter benefício por causa de uma suspensão”.

Aqui você pode conferir a publicação do Diário Oficial com a convocação.

Ouça a entrevista completa com Juliane Penteado: