Com estoque baixo , Hemosul de Campo Grande atenderá no feriado

Mireli Obando, do Portal do MS

Feriados prolongados costumam ser motivo de preocupação para os bancos de sangue do país, pois é necessário planejamento e participação dos doadores para que as unidades de saúde não fiquem desabastecidas.

Em Mato Grosso do Sul não é diferente, e com o ponto facultativo do servidor antecipado para a sexta-feira (9) e o feriado nacional de Nossa Senhora Aparecida na segunda-feira (12), o Hemosul divulga o cronograma de atendimento para que os doadores se programem e ajudem a salvar vidas no período.

Todos os tipos de sangue são necessários, mas conforme o Hemocentro Coordenador alguns tipos sanguíneos estão com estoques em situação de alerta e precisam de reposição para manutenção do estoque estratégico. São eles: O- (24%), O+ (45%) e A+ (81%).

Apesar do ponto facultativo nas repartições públicas estaduais, na sexta-feira (9) o Hemosul Coordenador na Capital abrirá durante todo o dia, das 7h às 17h, e o Hemosul de Dourados fará atendimento das 7h às 12h. No sábado (10) o Hemosul da Capital atende das 7h às 12h. As demais unidades funcionam até quinta-feira (8) e retomam atendimento ao público na terça-feira (13).

Vale lembrar que além da demanda espontânea, é possível fazer o agendamento para evitar aglomeração e prevenir o contágio do novo coronavírus. Os telefones para agendamento na Capital são os fixos (67) 3312-1516, (67) 3312-1529 e (67) 99298-6316.

Para doar, é necessário ter em mãos documento oficial com foto, estar bem alimentado e bem de saúde, ter mais de 55 quilos, e ter idade entre 16 e 69 anos. Para mais informações acesse o site do Hemosul.