Atividade física no frio: orientação profissional evita lesão e a autossabotagem

Karina Anunciato e Michael Franco

(Foto: CPDF)

Para quem não abre mão da prática esportiva mesmo nas baixas temperaturas, o presidente do Conselho Federal de Educação Física de Mato Grosso do Sul, Joacyr Lima de Oliveira Junior, dá algumas dicas de como tornar a prática mais agradável nesta época do ano, sem correr o risco de lesões e sem deixar o pique cair.

Joacyr Lima de Oliveira Junior (Foto: CREFMS)

Uma das orientações do profissional para evitar a autossabotagem na prática física no frio é escolher uma atividade que a pessoa goste.

“É muito importante que você faça atividade física que lhe dê prazer. Tem gente que gosta de academia, tem gente que não gosta. Tem aqueles que gostam de pilates, de modalidade esportiva – para quem é mais competitivo – enfim, o importante é realizar a atividade que lhe dê prazer, porque aí você não vai ficar na obrigação. Vai fazer aquilo como parte do seu dia, aí os benefícios vão vir com certeza.”

Para evitar as lesões, o aquecimento pré e pós-treino são fundamentais, assim como a escolha da roupa adequada para a prática esportiva.

“A vestimenta tem que ser condizente com a temperatura, tem que se agasalhar bem. Hoje em dia tem também a tecnologia das calças térmicas, que não limitam a atividade e aquecem. E também neste momento, o aquecimento é muito mais intenso. Mas quem vai saber descrever é o profissional de educação física. Ele é quem vai indicar o aquecimento ativo, no início, e o passivo, no final. Qual musculatura está mais passível de lesão? Ele vai fazer um trabalho mais específico, enfim é fundamental para que você não se machuque. A chance de lesão é muito maior sem o aquecimento adequado.”

Outra dica importante e que reflete diretamente na saúde física e social é de que a rotina da prática esportiva, especialmente em temperaturas mais baixas, contribui para a melhora da oxigenação.

“Como se sabe o frio vai provocando o trabalho de vasoconstrição, a gente fica com a circulação sanguínea diminuída. Quando você faz atividade física melhora a parte circulatória, então acontece ao contrário a vasodilatação – e isso vai trazer vários benefícios. A vasodilatação vai fazer com que melhore a oxigenação do sangue, vai melhorar a absorção dos nutrientes, e a parte psíquica também melhora porque você fica com uma disposição completamente diferente, de uma forma muito mais produtiva.”

A entrevista completa com Joacyr Lima de Oliveira Junior, você confere aqui: