Vacinados contra a covid-19 podem doar sangue após prazo mínimo de 48 horas

Karina Anunciato

Critérios básicos para a doação: idade mínima de 16 anos máxima de 69 anos, aliada a boa saúde (Foto: Edemir Rodrigues)

Aberto, nesta semana de feriadão em Campo Grande, o Hemosul Regulador continua atendendo normalmente candidatos aptos a doação de sangue. Além dos critérios básicos para a doação – como idade mínima de 16 anos e máxima de 69 anos, aliada a boa saúde –  os voluntários precisam ficar atentos às condições impostas pela pandemia da covid-19. Restrições como prazo mínimo de espera para doação de sangue, após ter desenvolvido a doença e vacinação são algumas limitações para os doadores. 

Pessoas que contraíram a doença e desenvolveram casos leves se tornam aptos à doação, após 30 dias de finalização dos sintomas. Já para quem apresentou sintomas moderados a graves o tempo de espera é de 6 meses para passar pela avaliação da triagem clínica. Indivíduos que tiveram contato com casos confirmados devem esperar 15 dias.

Vacinas

Nos casos em que a pessoa foi vacinada, há diferença de prazo de acordo com cada vacina. Quem recebeu a vacina Coronavac, produzida pela chinesa Sinovac em parceria com o Instituto Butantan, pode doar 48h após a imunização. Já quem recebeu o imunizante Oxford/AstraZeneca, produzido em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), precisa esperar sete dias.

Atendimento

Para evitar aglomerações, o Hemosul orienta o agendamento do atendimento através dos telefones (67) 3312-1516 / 3312-1529 / (67) 99298-6316 whatsapp. Outras informações sobre o Hemosul você encontra no site do órgão.