Ultrafreezer da UCDB vai armazenar vacinas da Pfizer em Campo Grande

Karina Anunciato e Michael Franco

UCDB possui três equipamentos utilizados em pesquisas de pós-graduação (Foto: Paulo Francis)

A única vacina contra a covid-19 com registro definitivo fornecido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Pfizer, chegou ontem (29) ao país. A expectativa é de que após conferência no Centro de Distribuição do Ministério da Saúde o imunizante seja encaminhado aos Estados ainda no final de semana. Devido a exigência de armazenamento do imunizante que precisa permanecer a uma temperatura de -90º e -60°, a vacina deve ser distribuída apenas para as capitais. Campo Grande já está preparada para armazenar o imunizante com a ajuda da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), o ultrafreezer será disponibilizado pela instituição.

Cristiano Marcelo Espinola Carvalho em entrevista ao Jornal das Sete (Foto: Gilmar Hernandes)

Cristiano Marcelo Espinola Carvalho, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UCDB, explicou que a universidade conta com três equipamentos deste tipo que são utilizados em pesquisas de mestrado e doutorado. Fornecer o ultrafreezer para o armazenamento das vacinas reforça o compromisso da universidade em contribuir com a população do Estado.

“Há algum tempo nós já havíamos manifestado ao secretário municipal, que uma vez que o governo federal disponibilizasse essas vacinas (Pfizer), para que elas fossem mantidas num período maior, uma vez que o componente biológico, imunológico dela – é um RNA mensageiro – necessitaria de um equipamento que pudesse manter a -60° a -75°. A UCDB possui três equipamentos desses e nós disponibilizamos à prefeitura. Quando o governo confirmou esse envio, imediatamente, a secretaria entrou em contato conosco e a gente confirmou a nossa disponibilidade em ceder”.

A expectativa é de que até a próxima segunda-feira (03) o imunizante esteja em Campo Grande.

A entrevista completa com Cristiano Marcelo Espinola Carvalho, você confere aqui: