UCDB Dinheiro #38: Conheça o Real Digital

Leandro Tortosa e Michael Franco

Arte: O Monetario

A revolução é logo ali, sobretudo nos sistemas financeiro e monetário. No episódio de hoje de UCDB Dinheiro, o professor Leandro Tortosa conta que “o banco central está dando um passo adiante para revolucionar ainda mais a forma como nós vamos lidar no nosso dia a dia com as nossas operações financeiras”.

É o Real Digital. Para Tortosa é uma transformação tão benéfica “que quando acontecer nós vamos nos pegar pensando ‘porque isso não aconteceu antes’?”. Em resumo, a moeda digital emitida por banco central é como a versão virtual da moeda de um país – no caso do Brasil, o Real. Ou seja: ambas servem para realizar compras, estipular o valor de algo, guardar para o futuro, entre outras finalidades.

Calor que a moeda digital abre um leque amplo de possibilidades. “Imagine estar no supermercado, colocar as compras no carrinho e imediatamente fazer o pagamento sem precisar passar por um caixa. Imagine que você precise comprar um imóvel ou qualquer tipo de bem, no momento que você faz a transferência imediatamente esse bem passa para seu nome, reduzindo burocracias e outros custos”. E as modalidades de uso da moeda só tendem a crescer.

Vale ressaltar que, apesar de utilizar sistema semelhante, a moeda digital é diferente de uma criptomoeda. É simples, não é outro dinheiro, é o mesmo que temos em cédulas, porém em outra plataforma. “Por ser emitido por um Banco Central, esse Real Digital vai ser uma moeda bastante estável porque vai ter como lastro o real comum, então não tem margens para flutuações”.

Todos os detalhes com o professor Leandro Tortosa: