UCDB Dinheiro #37: Ajuste na carteira contra crise política

Leandro Tortosa e Michael Franco

Não é preciso ir muito a fundo no noticiário para saber que a situação política do Brasil é preocupante, aliás, infelizmente, o cenário é comum no país. Poderes e desarmonia, investigações e instabilidade marcam a atualidade trazendo a constante iminência de uma crise. Por isso, o professor Leandro Tortosa alerta: “os investidores não podem ficar assistindo de maneira muito passiva o que está acontecendo e têm que tomar as rédeas”.

No episódio de hoje do UCDB Dinheiro, Tortosa apresenta opções para compor a carteira  de investimentos e fugir dos impactos da crise política. “A prioridade são os produtos que garantam maior liquidez, ou seja, possibilidade de saque assim que o investidor precisar, que não percam tanta rentabilidade e aqueles que façam alguma proteção contra a inflação”.

Seguindo a dica, produtos de curto prazo são o objetivo, principalmente os não atrelados à renda fixa pré-fixada. “Quando estamos em um momento em que a taxa de juros tem tendência de alta, os investimentos pré-fixados tendem a perder valor de mercado”. É o cenário que vivemos agora, por isso vale a pena fugir dessa modalidade.

Além disso, muito mais do que ganhar dinheiro, é importante preservá-lo buscando investimentos que protejam das oscilações do mercado, mesmo que paguem menos.

A recomendação então são os tradicionais Fundos de Renda Fixa, CDBs e Fundos DI. Também vale a pena investir no Tesouro Selic e Tesouro IPCA 2026. Aos mais arrojados a dica são os fundo multimercados com ações estrangeiras, ETFs do mercado dos Estados Unidos e fundos de ouro.

Todas as dicas e informações completas você tem com o professor Leandro Tortosa: