UCDB Dinheiro #30: Investimentos para quem tem filhos

Leandro Tortosa e Michael Franco

A chegada de um filho muda completamente o modo de vida da família, principalmente pelo fato de que o futuro da criança depende inteiramente dos pais em todos os âmbitos, incluindo o financeiro. Segundo o professor Leandro Tortosa “a quantidade de pessoas que têm filhos pequenos e quer investir para esses filhos tem aumentado bastante”.

No UCDB Dinheiro de hoje, o professor Leandro Tortosa apresenta uma carteira para quem deseja fazer esse planejamento de dar uma garantia financeira aos filhos quando estiverem mais velhos. Atenção! Nada de pensar em curto prazo.

Tortosa dá das dicas pensando nos rendimentos para 15 a 18anos e explica que “o dinheiro que vai ser investido, de preferência mensalmente, tem que ser dividido em quatro partes mais ou menos iguais”.

A primeira elas deve ser destinada ao Tesouro IPCA com vencimento próximo ao desejado para o filho (15 ou 18 anos). A segunda parte deve ir para uma área com risco um pouco maior, os Fundos Imobiliários, de preferências os de tijolos e com contratos atípicos que oferecerem remuneração fixa por algum tempo.

A terceira fatia vai para os ETFs, os fundos de ações negociadas na própria Bovespa. Por fim, o último quarto dos investimentos, tem objetivo de contrabalancear as possíveis perdas ao longo do período. Nesse caso, as indicações são os fundos cambiais do dólar e do ouro.

Mas porque essa carteira específica? Quais ETFs? Qual o motivo das indicações? Você já sabe quem responde é o professor Leandro Tortosa. Se liga: