‘Troque as chaves’, orienta especialista em Direito Digital após vazamento de dados do PIX 

Karina Anunciato

Num mundo hiperconectado estar atento ao fornecimento de dados é fundamental para aumentar a segurança de suas informações pessoais. Mas, e quando essas informações são vazadas pelo banco que você mantém relacionamento? A instituição financeira na qual você realizou o cadastro da sua chave PIX? Neste caso, a indicação do advogado e especialista em Direito Digital, Raphael Chaia, é para que você cadastre uma nova chave de acesso.

Raphael Chaia, professor da UCDB, advogado e especialista em Direito Digital (Foto: Arquivo Pessoal)

“E extremamente importante que você usuário, principalmente das instituições financeiras que tiveram os dados vazados, esteja sempre acompanhando as movimentações da sua conta, especialmente as chaves PIX que você tem cadastrada para ver se são realmente aquelas. Se você de repente puder mudar alguma chave, atualizar seus  dados, mudar as suas senhas para evitar ser vítima do próximo golpe”.

Chaia explicou que esta situação tem acontecido porque as instituições de modo geral ainda encaram de forma menos relevante o investimento em segurança da informação.

Outro cuidado que o especialista destacou para evitar cair em golpes é nunca acessar links enviados por redes sociais ou mensagens de aplicativos de conversa. Em caso de consulta a uma informação, vá direto à fonte. Digite no Google o site que você deseja acessar e busque diretamente. Não entre por links”.

A entrevista completa com Raphael Chaia você confere aqui: