Trabalho voluntário do Esquadrão da Juventude distribui alimentos e esperança na Capital

Karina Anunciato

Construir um mundo melhor através do voluntariado. Este é o trabalho do Esquadrão da Juventude desde 2013. A associação beneficente sem fins lucrativos atua para ajudar as pessoas mais necessitadas como: crianças, idosos, jovens e famílias carentes em Campo Grande.

Fábio Rocha, fundador do Esquadrão da Juventude (Foto: Karina Anunciato)

Fábio Rocha, fundador da ação, contou que tudo começou ainda na época da escola. “Eu fui presidente do Grêmio do Joaquim Murtinho (escola) e comecei a fazer alguns trabalhos sociais nessa época. E quando surgiu o Esquadrão da Juventude, em 2013, eu estava na igreja, o padre estava tentando arrecadar chocolate, na época do Orkut, e eu falei já que notícia ruim, fake news, fofoca, espalha rápido, por que não o bem? Foi onde eu tentei criar um trabalho social – arrecadar o chocolate da comunidade – e em duas semanas nos arrecadamos mais de 200 kg”.

O trabalho que começou com Fábio e outros 5 jovens, hoje reúne mais de 300 pessoas. Durante a pandemia da covid-19, aumentou o número de famílias em situação de vulnerabilidade. Com o objetivo de garantir o alimento para os mais necessitados, o Esquadrão da Juventude distribuiu mais de 12 toneladas de frango. Tudo arrecadado através de doação.

“Só este ano foram 12.300 famílias atendidas – com rifa ou uma arrecadação, com pessoas que acreditam, com empresários que doam cestas básicas, alimentos”.     

(Foto: Silvio César)

O Esquadrão da Juventude começa o ano de 2022 trabalhando. No próximo sábado (01) serão doados mais de meia tonelada de alimentos.  Apesar do nome indicar que jovens participam da ação, o voluntariado é aberto a todas as pessoas de boa vontade, independente da idade. Para se tornar um voluntário ou doar para a associação, basta procurar o serviço do Esquadrão da Juventude através das redes sociais (Facebook/ Instagram) ou pelo telefone 9 9111-4902.

A entrevista completa com Fábio Rocha você confere aqui: