Tarifa de energia elétrica fica em média 18% mais cara em MS

Linhas de transmissão de energia (Foto: Divulgação)

A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) confirmou na manhã desta terça-feira (12) o aumento na tarifa de energia elétrica em Mato Grosso do Sul.

O reajuste ficou em média 18,16% mais caro para 1,08 milhão de consumidores em 74 municípios do estado. A nova tarifa entra em vigor a partir do dia 16 de abril. 

As tarifas são aplicadas para diferentes grupos de consumo. Para consumidores de alta tensão (indústria) o reajuste aplicado será de 18,81%, já para usuários de baixa tensão (residenciais) o aumento será de 17,93%; para consumidores da área rural, o aumento é de 25%. 

Apesar do susto com o aumento da tarifa, no próximo sábado entra em vigor a bandeira verde de energia elétrica, a mais barata do sistema tarifário da Aneel.

Nesta segunda-feira (11),  o diretor-geral da ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico), Luiz Ciochi, disse que com o aumento dos níveis dos reservatórios de água no país é possível acreditar que a bandeira verde seja mantida até o final do ano, quando novamente iniciará o período chuvoso. Tradicionalmente o período de seca vai de abril a outubro. 

Depois do período de chuvas no verão, os reservatórios de água do país apresentam melhora no abastecimento. No ano passado, o reservatório Sudeste/Centro-Oeste havia fechado o ano com cerca de 20% de sua capacidade, agora o nível é de 60%.