Superintendente de Educação avalia retorno 100%: ‘A escola demonstrou ser um ambiente seguro’

Karina Anunciato e Michael Franco

A Rede Estadual de Ensino atende mais de 200 mil alunos em Mato Grosso do Sul (Foto: Edemir Rodrigues)

A partir de segunda-feira (04) todos os alunos das escolas estaduais devem comparecer presencialmente às aulas. A decisão do Comitê Gestor do Prosseguir anunciado nesta quarta-feira (29) levou em consideração o momento vacinal do estado com 95% da população com a primeira dose de vacina contra a covid-19, os baixos níveis de internação e contaminação pela doença, além da imunização de adolescentes, 12 a 17 anos, que supera o índice de 60% em Mato Grosso do Sul.

Hélio Daher, Superintendente de Políticas Educacionais da Secretaria de Estado de Educação (Foto: Assessoria)

Em entrevista ao Jornal das Sete, o Superintendente de Políticas Educacionais da Secretaria de Estado de Educação (SED), Hélio Daher, ressaltou que em alguns municípios o bandeiramento do mapa Prosseguir – que orienta o limite de lotação em estabelecimentos e escolas – já vinha proporcionando a presença quase que total dos alunos em sala de aula. A decisão da última terça-feira (28) do colegiado apenas reforça o que já vem sendo colocado em prática.

“Seguir o bandeiramento do Prosseguir foi importante no momento que iniciava a vacinação. Mas agora com 95% da população vacinada com a primeira dose, com 64% dos adolescentes imunizados, isso nos dá garantia de que boa parte do público que frequenta as escolas, seja de servidores como de estudantes, estão vacinados. Vale lembrar que muitas das nossas escolas já estavam atuando com 70 a 90% dos estudantes, de acordo com a própria bandeira do Prosseguir. A escola demonstrou ser um ambiente seguro”. 

Daher destacou que neste período de agosto e setembro, embora tenha ocorrido casos confirmados de covid-19 nas escolas, menos de 1% do público que frequenta as unidades de educação rede estadual apresentou contaminação.

Durante a entrevista, o superintendente falou também do ganho educacional com o retorno presencial e frisou que as medidas de biossegurança de uso de máscara, álcool em gel, aferição de temperatura na entrada das escolas continuam sendo colocados em prática. A única exceção é o distanciamento social com 100% dos alunos agora em sala de aula.

A entrevista completa com Hélio Daher, você confere aqui: