Em entrevista ao Jornal das Sete, a senadora do MDB/MS, Simone Tebet, confirmou que deve disputar mais uma vez a vaga ao Senado nas eleições de 2022. A afirmação aconteceu um dia depois da reunião do partido em Campo Grande. Para Simone, a indicação faz parte de sua trajetória política.

“Na política a gente não é dono de si mesmo, a gente pertence a um grupo político. A gente tem que saber do compromisso que a gente tem com o nosso estado, com o nosso país. Meu pai sempre dizia que missão na política a gente não discute, a gente cumpre e eu acredito nisso. A gente não é dono da gente, mas se eu puder escolher, eu seria sim candidata, ou pré-candidata ao Senado Federal”.
No encontro, os políticos do MDB, baseados em um levantamento quantitativo, confirmaram a indicação de André Puccinelli, ex-governador, para a disputa do principal cargo do executivo estadual. No cenário nacional, sem posicionar um nome, Simone frisou que o partido estuda a apresentação de uma terceira via para a presidência da república.
“Eu estou inserida junto com outros democratas num projeto de eleição para presidência da república de tirar o presidente Bolsonaro do segundo turno, para que o centro democrático tenha a oportunidade de estar presidindo o país a partir de 2023”.
CPI da Pandemia
Após cinco meses de trabalho, a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Pandemia se encaminha para a apresentação do relatório final. No entanto, antes do início da votação do texto, programada para esta terça-feira (26), o relatório receberá alterações. A CPI deve indiciar mais de 70 pessoas.
“Sim, a CPI traz hoje novidades em relação a indiciamentos. Vão ser vários relatórios lidos, relatórios paralelos para que amanhã ou no mais tardar na quinta possamos estar colocando este relatório ao procurador-geral da república”.
Em uma retrospectiva das investigações, Simone destacou a mais recente. Na semana passada, os senadores perseguiram a linha de apuração das ações do plano de saúde Prevent Senior.
“No final, a gente se deparou com um plano de saúde, a Prevent Senior do estado de São Paulo, que estaria fazendo pacientes de cobaia para tentar colocar o tratamento precoce – até em gente que não estava doente – tentando descobrir uma possível cura da covid-19 sem nenhuma comprovação científica para ficarem ricos”.
Ainda sobre as críticas à condução da investigação pela comissão, Tebet lembrou que a CPI, apesar de sua esfera investigativa, possui limitações maiores que uma investigação judicial. No entanto, o levantamento de informações pelos parlamentares dentro da comissão provou o seu trabalho, como também mostrou resultado, uma vez que trouxe luz às provas e pressão na condução das ações da pandemia.
Finalizados os trabalhos pelos senadores, o relatório é apresentado ao Ministério Público para a apresentação de denúncia.
Melhor no Senado
Colhendo os frutos de uma trajetória bem sucedida em 7 anos de Senado, Simone foi premiada em 4 categorias, na semana passada (21), pelo site especializado em política Congresso em Foco.
A 14ª edição do Prêmio sagrou em primeiro lugar a senadora de Mato Grosso do Sul nas categorias: “Melhores no Senado”, selecionada pelo júri especializado, e “Parlamentar mais bem avaliada pelos jornalistas” que cobrem o Congresso.
Simone ficou ainda em 3° na categoria especial, criada este ano, “Mulheres na Política”, escolhida tanto pelo público quanto pelo júri especializado e em 5°lugar na categoria “Melhor no Senado” escolhida pelo público.

Sobre a premiação, Tebet falou da responsabilidade e da honra pelo reconhecimento de sua atuação no parlamento brasileiro. Além do dia a dia no senado, Simone se destacou em dois grandes momentos em 2021, na disputa ao cargo de presidente do Senado e na atuação na CPI da Pandemia. Mesmo não fazendo parte do grupo oficial de parlamentares da comissão, Simone foi a líder da bancada feminina e ainda teve papel decisivo na condução de confissões nas inquirições.
“Isso é motivo de muito orgulho para Mato Grosso do Sul. Todo mundo falava que Mato Grosso do Sul não tinha tradição na política e isso não é verdade. Nós temos grandes lideranças do estado brilhando aqui em Brasília”.
Esta é a terceira vez que ela vence a categoria principal do prêmio. Simone ganhou também em 2018, 2019 e agora, em 2021.
A entrevista completa com o Simone Tebet, você confere aqui: