Semana de prevenção, alerta para os cuidados com quinto tipo de câncer mais incidente entre os brasileiros

Karina Anunciato

Feridas que nunca saram pode ser sinal de câncer (Foto: Divulgação)

Na semana de prevenção do câncer de cavidade oral, o Conselho Regional de Odontologia de Mato Grosso do Sul (CRO/MS),  promove diversas ações de alerta para o quinto tipo de câncer mais incidente entre os brasileiros, segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca). 

Nesta sexta-feira (05), será montada na praça Ary Coelho, centro de Campo Grande, uma ação de orientação e avaliação bucal. Além dos profissionais, estudantes dos cursos de odontologia farão parte da mobilização no centro da capital.

Danielle Startari, dentista oncológico (Foto: Divulgação)

Membro da comissão de prevenção ao Câncer Bucal, Danielle Startari, em entrevista ao Jornal das Sete, chamou atenção para o aumento de casos em jovens, sem predisposição para a doença.

“Pacientes jovens, sem fatores de risco, que nunca fumaram, que nunca beberam vem desenvolvendo o câncer de cavidade oral. Então o alerta para a população, é de que nós precisamos passar por consultas de prevenção junto ao cirurgião dentista”. 

Por ser silencioso no estágio inicial, sem sangramentos e sem dor, o câncer de cavidade oral é difícil de ser identificado pelo paciente. Dentista oncológico, Danielle explicou que mesmo pelo profissional o diagnóstico definitivo acontece através da biópsia do material.

Entre os fatores de risco para o desenvolvimento do câncer bucal estão: tabagismo; consumo de bebidas alcoólicas; exposição ao sol sem proteção para os lábios; excesso de gordura corporal e infecção pelo vírus HPV.

A ação de prevenção ao câncer de cavidade oral, na praça Ary Coelho, será das 8h às 16h. Startari frisou que após a avaliação e triagem no dia D da Campanha, os pacientes que necessitarem serão encaminhados para serviços especializados.

Você confere aqui a entrevista completa com Danielle Startari: