Semana da Mulher: Empresa de tecnologia implanta licença menstrual em MS

Karina Anunciato

(Foto: Divulgação Digix)

Sensível a pauta feminina, na Semana da Mulher, a Digix – uma das maiores empresas de desenvolvedoras de soluções em software para a gestão pública – se tornou a primeira primeira empresa de tecnologia do Brasil a implantar a licença menstrual.

A ideia é que durante este período, as colaboradores que sofram mais intensamente com os desconfortos da época tenham o direito de se licenciar por pelo menos dois dias.

Tathyane de Almeida (Foto: Karina Anunciato)

Segundo Tathyane de Almeida, gerente de pessoas da Digix, a liberação é remunerada, sem burocracia, inclusive sem necessidade de atestado médico.

“Todas as pessoas que menstruam terão direito ao benefício. Primeiro conversa com a sua liderança imediata e diz olha hoje eu preciso do benefício da licença menstrual e ela vai ter direito até dois dias. Nesses dois dias ela vai poder descansar, fazer o autocuidado para que depois ela possa voltar a sua rotina de trabalho”.

Atualmente, 503 mulheres trabalham na Digix, o que representa cerca de 63% do quadro de colaboradores da empresa. Além disso, elas também representam 70% do quadro de liderança.

O objetivo da licença é reconhecer os reais sintomas do período menstrual como cólica, sensibilidade, dores no corpo, e consequentemente, o impacto dele no ambiente de trabalho.

A entrevista completa com Tathyane de Almeida, você confere aqui: