Sem fraude: Confira dicas do Procon para se dar bem na Black Friday

Karina Anunciato e Michael FrancotU

Renato S. Cerqueira/Futura Press/Folhapress

Na próxima sexta-feira (27), acontece a Black Friday, tradicional promoção dos Estados Unidos que chegou para ficar também no Brasil. Como toda ação grandiosa de mercado, é importante ficar ligado para não cair em fraudes e sofrer abuso nas relações de consumo. Pensando nisso, o Jornal das Sete conversou, nesta terça-feira (24) com o superintende do Procon de Mato Grosso do Sul, Marcelo Salomão.

Tudo pela metade do dobro

O principal de uma promoção é o preço. Justamente nesse quesito que o evento pode começar a se tornar uma Black Fraude. Aumentar o valor do produto e depois reduzir para enganar o consumidor é prática abusiva, que pode ser denunciada e é passível de multa.

Além disso conversamos sobre política de trocas, venda casada, e as diferenças das compras pela internet. Ouça na íntegra:

Denúncias

Em caso de irregularidades o Procon recebe denúncias por vários meios. O mais famoso e comum é o telefone 151. Há ainda o WhatsApp do Procon MS: (67) 99158-0088.

As reclamações também podem ser feitas no site do órgão na área “Fale Conosco”. Existe também o e-mail gabinete@procon.ms.gov.br  e o aplicativo MS Digital.