Segunda fase de liberação dos mosquitos Wolbitos começa hoje em Campo Grande

Karina Anunciato e Michael Franco

O Método Wolbachia inicia a partir desta segunda-feira (05), as liberações de Wolbitos, mosquitos Aedes aegypti com Wolbachia, em dez bairros de Campo Grande que fazem parte da segunda fase de implantação do método. Serão contemplados os bairros: Taquarussu, Jacy, América, Jockey Club, Parati, Piratininga, Pioneiros, Alves Pereira, Los Angeles e Centro Oeste.

Desde o dia 21 de maio, ocorrem ações de engajamento comunitário nos bairros que compõem a terceira fase de implementação do método na cidade. Os bairros que estão recebendo ações de engajamento são: Carlota, Dr. Albuquerque, Jardim Paulista, Maria Aparecida Pedrossian, Rita Vieira, São Lourenço, TV Morena, Vilasboas, Universitário, Tiradentes, Chácara Cachoeira, Chácara dos Poderes, Noroeste, Veraneio, Estrela Dalva e Carandá.

A liberação dos mosquitos faz parte da estratégia do Método Wolbachia, iniciativa do World Mosquito Program (WMP), conduzida no país pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), com apoio financeiro do Ministério da Saúde, e que utiliza a bactéria Wolbachia para o controle de arboviroses, doenças que são transmitidas por mosquitos.

Saiba mais na entrevista feita em novembro de 2020, com o o gerente de projetos responsável pela implementação do WMP em Campo Grande, Gabriel Sylvestre:

E aqui uma atualização na entrevista feita em março deste ano: