Sandro Benites destaca necessidade da 3ª dose contra a covid: “Melhorar a imunidade dos nossos idosos”

Karina Anunciato e Michael Franco

Reprodução: Izaias Medeiros - Câmara Municipal de Campo Grande

A Comissão de Saúde da Câmara Municipal realizou uma live com informações e atualizações sobre a pandemia da covid-19. O principal tema debatido foi a necessidade da aplicação da terceira dose da vacina. O presidente da comissão, vereador Sandro Benites (Patriota) conversou com o Jornal das Sete nesta quinta-feira (19) e disse que constatou na prática o aumento da incidência da doença em idosos vacinados.

“Eu, assim como vários colegas que estão na linha de frente atendendo paciente com covid, tenho notado a presença de vários pacientes com duas doses da vacina desenvolvendo doença na forma grave, a ponto de alguns, mesmo vacinados, irem para a UTI e a óbito”.

O vereador explicou que, de acordo com estudos realizados no Canadá e na Alemanha, o ideal seria que a terceira dose administrada seja de um imunizante diferente ao aplicado nas duas primeiras vezes. “Mostraram efetividade maior em uma redução da falha vacinal quando se adotou o protocolo de vacinas cruzadas ou heterólogas”.

Benites disse ainda que aliado ao que viu durante os atendimentos e após conversas com o secretário Municipal de Saúde, José Mauro Filho, “notou-se que existe uma falha vacinal nas doses que os idosos tomaram”. O motivo ainda deve ser pesquisado com exatidão, porém, segundo ele, é fato que a terceirado dose seja necessária. “A gente encaminhou um ofício ao Ministério da Saúde para que quem tomou duas doses de uma vacina, tomasse de outra [fabricante]”.

E completou: “É importante fazer essa tentativa de uma terceira dose para melhorar a imunidade dos nossos idosos aqui em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul e até mesmo no Brasil”.

Na próxima segunda-feira (23), o vereador, acompanhado do secretário Municipal de Saúde, vai se reunir com representantes do Ministério em busca de uma resposta sobre o tema.

Confira a entrevista completa com o vereador Sandro Benites: