Reinaldo troca secretários e muda comando das forças de segurança

Michael Franco

Foto: Chico Ribeiro

Como já era esperado e foi adiantado pelo jornalismo da FM UCDB, o governador Reinaldo Azambuja (PSDB) divulgou na manhã desta segunda-feira (22), mudanças no primeiro escalão do governo, além de mudanças no comando da Polícia Civil e Corpo de Bombeiros.

Pré-candidato tucano ao governo de Mato Grosso do Sul nas eleições de 2022, Eduardo Riedel deixa a Secretaria de Estado de Governo e Gestão Estratégica (Segov) e assume a Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra). A pasta gere, sobretudo, as obras do estado e possui ampla visibilidade, com R$ 2,8 bilhões injetados no pacote de obras. Além disso Azambuja também anunciou nos últimos dias, a reforma de todas as escolas estaduais.

De acordo com as lideranças tucanas, todos os focos do partido estão em Riedel (Foto: Saul Schramm)

O adjunto da Infraestrutura será Pedro Caravina (PSDB), ex-prefeito de Bataguassu e ex-presidente da Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul (Assomasul). A Seinfra era comandada até janeiro pelo vice-governador Murilo Zauith (DEM), que deixou o comando da pasta sem dar detalhes de sua saída.

Para o lugar de Riedel na Segov, o escolhido foi o empreiteiro e presidente estadual do Podemos, Sérgio Murilo. Azambuja negou que as trocas sejam de cunho político ou eleitoreiro. “Nunca partidarizei o governo. São escolhas de confiança do governador e vão tocar setores estratégicos”.

Novo secretário de Governo e Gestão Estratégica, Sérgio Murilo é tido como indicação de Rose Modesto (Reprodução: Facebook)

Forças de Segurança

O comando da Delegacia Geral da Polícia Civil passa a ser ocupado pelo delegado Adriano Garcia Geraldo. A troca se dá em decorrência da aposentadoria do até então delegado-geral, Marcelo Vargas. “Com a aposentadoria do doutor Marcelo Vargas, assume o doutor Adriano, que vai cumprir a missão de que Mato Grosso do Sul continue sendo a melhor do Brasil”, comentou Reinaldo Azambuja.

O Corpo de Bombeiros também terá troca de gestão. Coronel Djan assume o posto de comando substituindo coronel Joilson. De acordo com Azambuja, o novo comandante deverá estruturar a corporação e prepará-la para os incêndios, fato que chamou atenção no último ano. “Quando chega mês de junho a agosto, voltam as secas e precisamos controlar esses incêndios”.