Primeiro Castramóvel entra em ação com responsabilidade de reduzir população e doenças em cães

Karina Anunciato e Michael Franco

Próxima ação da unidade móvel será no Jardim Centro-Oeste (Foto: PMCG)

Campo Grande coloca em ação a primeira unidade móvel para a castração de cães na cidade. O serviço oferecido pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) usará como critério a escolha de bairros com maior vulnerabilidade social, com mais casos de leishmaniose e população animal.

A veterinária do CCZ, Cláudia Macedo destacou que o Centro já realiza o trabalho de castração de gatos dentro do espaço e que a chegada do castramóvel para o atendimento exclusivo de cães diversifica ainda mais o serviço oferecido. Para ela, a unidade móvel representa também uma oportunidade para população mais carente que não teria a possibilidade de arcar com os custos do serviço particular, que em média custa R$ 600.

“Os dados para encontrar as pessoas com maior vulnerabilidade foram solicitados a  Coordenadoria de Assistência Social do Município, então as pessoas selecionadas, são pessoas vulneráveis que não tem condições de arcar com os custos de uma castração e são selecionadas pelos agentes comunitários de saúde da rede de atenção primária”.

Deputado Estadual, Márcio Fernandes (MDB) participou da castração. A unidade móvel foi adquirida com a contribuição de emenda parlamentar do político. (Foto: Fernando Hassessian)

Entre os benefícios da castração, Cláudia explicou que a esterilização contribui para a saúde animal com diminuição do desenvolvimento de tumores e chance de infecções. Além disso, o controle populacional reduz a possibilidade de violência contra animais nas ruas.

A inscrição para a castração de gatos pode ser feita através do site do CCZ. Mais informações sobre os critérios e inscrição para a castração de cães basta ligar no número 2020-1811. A próxima ação do castramóvel será realizada no Jardim Centro-Oeste.

A entrevista completa com a veterinária do CCZ, Cláudia Macedo, você confere aqui: