Prefeitura desobriga uso de máscara em espaço aberto, ambiente fechado utilização continua obrigatória

Karina Anunciato

Desde a última sexta-feira (11) o campo-grandense já pode andar sem máscara em locais abertos na Capital. A decisão sobre a flexibilização do uso de máscara de proteção individual em espaço aberto foi publicada na sexta-feira no Diário Oficial de Campo Grande.

Na semana passada, a prefeitura chegou a informar que a flexibilização do equipamento seria realizada de forma gradativa com observação de uso obrigatório e recomendável dependendo do local. No entanto, para evitar confusão, o texto editado e apresentado na sexta é mais simples e objetivo. Dessa forma, ficou estabelecido que se o ambiente é fechado, o uso de máscara é obrigatório; se o espaço é aberto não há necessidade de usar a proteção individual.

O texto esclarece ainda que as medidas previstas no Decreto podem ser reavaliadas e revogadas a qualquer momento, de acordo com a situação epidemiológica do Município.

Para a tomar a decisão o município levou em consideração o momento epidemiológico da doença através das análises do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde, da Secretaria Municipal de Saúde- CIEVS/Sesau; que avaliou a redução na taxa de positividade da doença deste ano de 42,91% entre janeiro a março de 2022.

Considerou também, as coberturas vacinais de 84,19% da população total com 1a dose; 73,10% da população com esquema primário completo (duas doses ou dose única) e 37,91% da população a partir de 18 anos com dose de reforço.