‘População não tem atendido as recomendações’, diz Resende sobre agravamento da pandemia

Karina Anunciato e Michael Franco

Como a FM UCDB já havia adiantado, a atualização do mapa situacional do Programa Prosseguir foi apresentada nesta quarta-feira (26). No comparativo com a classificação anterior, 25 municípios regrediram de bandeira, 21 progrediram, e 33 permaneceram na mesma cor.

Segundo o secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende esta semana teve “o maior número de casos [de covid-19] já registrados desde o início da pandemia que totalizou 11.388”. O número de casos tem aumentado expressivamente e, para ele, um dos atores para o agravamento da pandemia em Mato Grosso do Sul são os próprios cidadãos.

“Significa que a população não tem atendido as recomendações das autoridades sanitárias, inclusive do próprio estado. Fazendo com que a gente tenha uma mobilidade urbana muito intensa, levando a taxa de contágio a se elevar a cada dia”.

Mapa

Campo Grande apresentou piora no cenário da pandemia e voltou a ser classificada com a bandeira vermelha no Programa Prosseguir. Com isso, a partir de hoje (27), a Capital volta a ter toque de recolher às 21h. O risco de disseminação da doença na cidade é considerado de grau alto pelo governo do estado.

A tendência se repete por todo estado. Além de Campo Grande, outros 45 municípios estão com a bandeira vermelha. Vinte e três foram classificados com a bandeira laranja e apenas nove com a cor amarela.

Reprodução – Governo de MS

O município com pior classificação é Dourados, que teve bandeira cinza, representando grau de risco extremo para disseminação do coronavírus. A segunda maior cidade do estado, terá toque de recolher às 20h e a prefeitura convocou reunião para discutir medidas ainda mais restritivas.

Ouça todos os detalhes no destaque do Jornal das Sete: