Pe Rafael Lopes é o novo Pró-Reitor de Pastoral da UCDB

 

Débora Alves

Hoje, 31/01, a Igreja Católica celebra o dia de São João Bosco, Presbítero, Fundador dos Salesianos, Pai e Mestre dos Jovens. E para falar sobre a missão de Dom Bosco, o Jornal das Sete convidou o Pe. Rafael Lopes, Pró-Reitor de Pastoral e Assuntos Comunitários da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB).

Padre Rafael Lopes tem 35 anos, foi ordenado no dia 17 de julho de 2021, no Oratório Filhos de Dom Bosco, na cidade onde nasceu, Rondonópolis-MT, com o lema “É Cristo que vive em mim” (Gálatas 2:20). Trabalhou como vigário paroquial na cidade até o início de 2022, e em março, do mesmo ano, assumiu a paróquia mais antiga da Missão Salesiana de Mato Grosso e primeira do país, a Paróquia São Gonçalo do Porto, em Cuiabá. (Para ouvir a entrevista, basta clicar no play).

O Pró-Reitor explicou que cabe à Pastoral Universitária participar na transformação da universidade de ambiente aparentemente neutro, em ambiente ético, de instrumento de poder em instrumento do Reino de Deus, que é reino de justiça e amor. O processo da evangelização no mundo universitário, obedece os carismas de Dom Bosco que têm a missão de colocar o saber, a ciência e a tecnologia a serviço da construção de uma sociedade sem exclusão, sem esquecer de anunciar o evangelho ao mundo universitário e a proposta do Reino de Deus, anunciado por Jesus Cristo.

“As universidades e instituições de ensino superior devem estar a serviço do desenvolvimento da pessoa, da sociedade, da transformação das estruturas econômicas, jurídicas e sócio-políticas injustas, da procura de uma sociedade mais participativa e solidária e da criação de uma cultura mais voltada para a vida do povo e da formação de profissionais do ensino e da convivência humana”, (CNBB, Doc.47).

Fotos: Gilmar Hernandes e Mário Hisano