Paracanoagem, corrida da mullher e futebol movimentam o final de semana esportivo na Capital

Karina Anunciato

Fernando Rufino, medalhista de ouro paralímpico em Tóquio 2020 (Foto: Bence Vekassy)

Neste final de semana (25 e 26) Campo Grande recebe a Copa Brasil de Paracanoagem. O evento, realizado no Parque das Nações Indígenas, reúne os principais atletas da modalidade em busca de resultados que vão definir os representantes brasileiros nos eventos internacionais da temporada de 2022. 

Marcelo Miranda, diretor-presidente da Fundesporte (Foto: Assessoria)

Em entrevista ao Jornal das Sete, o diretor-presidente da Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul), Marcelo Miranda falou sobre a importância do evento e da transformação de vidas através do esporte.

“Se tem uma área que o esporte transforma vidas é o das pessoas com deficiência. Nós temos um projeto tradicional em Campo Grande no Parque das Nações Indígenas – com investimento do governo do estado – que formou vários campeões e o nosso grande exemplo é o Fernando Rufino, nosso medalhista paralímpico. E a gente conseguiu trazer este evento aqui para Campo Grande que reúne os principais paracanoístas do Brasil e que vale vaga para o campeonato mundial”.  

A Copa Brasil de Paracanoagem acontece no lago do Parque das Nações Indígenas, a partir das 8 horas. Além de Rufino, também estarão na água os paratletas Giovane Vieira (Pantera Negra), Caio Ribeiro e Luís Carlos Cardoso.

No mês da mulher, em busca de equidade no esporte, a Fundesporte tem fomentado ações de inserção e de benefícios às categorias femininas. Miranda ressaltou que hoje a maior parte da delegação esportiva do estado é formada por mulheres. 

“Hoje o número de bolsistas em Mato Grosso do Sul equipara entre homens e mulheres. A nossa participação em nível nacional é mais feminina do que masculina. Hoje nós temos 52% da delegação formada por mulheres e 48% de homens”.

Ainda em celebração ao dia 8 de Março, a Fundação de Desporto em parceria com a Subsecretaria Estadual de Políticas Públicas para Mulheres realizam neste sábado (26) a caminhada e corrida “Pelo Direito a Ter Direitos”. A largada será na Concha Acústica Helena Meirelles, a partir das 17 horas. 

Miranda falou ainda sobre campeonato sul-mato-matogrossense, que este final de semana realiza a terceira rodada da fase hexagonal final – Rally dos Sertões, entre os meses de agosto e setembro – e investimentos no Estádio Morenão, arena de eventos e palco tradicional do futebol.

A entrevista completa com Marcelo Miranda você confere aqui: