
Na sexta-feira (19), o ônibus da Justiça itinerante estará estacionado no campus da UCDB (Universidade Católica Dom Bosco). A ação é uma parceria do Núcleo de Práticas Jurídicas (Nuprajur), vinculado ao curso de Direito da UCDB, com o Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul.
De acordo com a coordenadora do Nuprajur da UCDB, Carla Mombrum, os serviços prestados através do ônibus, além de democratizar o acesso a justiça, também é uma forma de interação dos acadêmicos com o mundo prático da profissão.
“Para a comunidade atendida é acesso à justiça. Para o acadêmico a prática jurídica real, que é fundamental para o mercado de trabalho”
Os principais serviços oferecidos pela Justiça Itinerante são os ligados aos direitos de família como: orientações sobre ações de alimentos; cobrança; conversão de separação em divórcio; conversão de união estável em casamento; cumprimento de obrigação de fazer; declaratória de inexistência de débito; despejo; devolução de quantia paga; dissolução de união estável; divórcio direto; execução de alimentos; execução de título extrajudicial; execução de título judicial; execução de quantia certa; exoneração de alimentos; guarda; indenização por danos; investigação de paternidade; modificação de guarda; oferecimento de alimentos; reconhecimento de maternidade; reconhecimento de paternidade; reconhecimento de união estável; regulamentação de visitas; reintegração de posse; rescisão contratual; restabelecimento de sociedade conjugal; revisional de alimentos e revisional cláusulas.
Para ter acesso ao atendimento no dia 19 de maio, a coordenadora do núcleo reforçou a importância de ligar e conferir a lista de documentos para cada pedido. Os serviços são gratuitos.
“Cada caso é um caso, por isso é importante conferir quais documentos são necessários para agilizar o atendimento e se houver conciliação já sair daqui com a solução do problema”.
Mais informações e o agendamento devem ser feitos pelos telefones 3312-3485 ou 3312-3510. O ônibus da Justiça Itinerante estará no estacionamento do bloco B, próximo ao Nuprajur.
A entrevista completa com Carla Mombrum, você confere aqui: