Na capital das cooperativas, Sicredi planeja expandir ainda mais este ano

Karina Anunciato e Michael Franco

Cooperativa deve abrir outras 6 agências em Campo Grande ainda em 2021 (Foto: Divulgação)

A necessidade de aperfeiçoamento das relações financeiras têm levado cada dia mais pessoas em busca das cooperativas de crédito. Entre os diferenciais estão a proximidade física e de relacionamento entre os cooperados. O presidente do Sicredi União MS/TO e Oeste da Bahia, Celso Régis, explicou que além de todas as vantagens de ser associado à cooperativa, Campo Grande ainda tem mais um ponto positivo – é destaque como a capital brasileira com maior número de agências de cooperativas.

“Só o Sicredi tem 20 agências em Campo Grande. Essa atuação das cooperativas visa importantemente incluir as pessoas no mercado. A gente fala que a cooperativa e o próprio banco central promovem a inclusão financeira, fazendo com que aquelas pessoas não bancarizadas possam participar do mercado financeiro utilizando os produtos e serviços de uma cooperativa de crédito que são todas aqueles oferecidos também em uma instituição financeira convencional”.

Em entrevista ao Jornal das Sete desta quarta-feira (31), Celso Régis falou também sobre a atuação do cooperado, em especial na assembleia.

“Nós estamos neste momento, o final do mês de abril é o final da obrigatoriedade de fazer com os nossos associados exerçam esse direito democrático, que é das pessoas participarem das assembleias. A assembleia decide os rumos das cooperativas, mas o principal é decidir o que fazer com o resultado do exercício anterior. A nossa cooperativa teve um resultado extraordinário – com mais de 70 mil associados, com resultado de R$ 52 milhões”. 

Celso Régis, Presidente do Sicredi União MS/TO e Oeste da Bahia (Foto: Assessoria)

Perspectivas

Otimista com os bons resultados, Régis destacou que apesar da pandemia, o ano de 2020 fechou com saldo positivo. E se prepara para mais crescimento em 2021.

“As pessoas passaram a confiar nas instituições financeiras mais próximas, ou seja, da comunidade. Isso possibilitou um crescimento 4, 5 vezes maior que o sistema bancário convencional, em 2020. E a perspectiva para 2021 é a mesma, ou até mais. Por exemplo, tem banco que anunciou fechar 300 agências. As cooperativas de crédito – a exemplo da nossa Sicredi União MS/TO e Oeste da Bahia – a perspectiva é de abrir mais 6 este ano, parece que está ao contrário, mas não é. Como eu falei, a cooperativa se preocupa com a comunidade, com as pessoas para que elas continuem fazendo seus negócios, continuem seus trabalhos, continuem seu empreendimento – em especial os micro, pequenos e médios empreendedores do mercado – que se juntando com uma cooperativa se tornam grande”.