Maior grupo de K-Pop, BTS, entra em hiato

Luiz Flávio Viégas Amorim, com supervisão de Karina Anunciato

A semana foi marcada por um grande acontecimento no cenário k-pop mundial, na madrugada da segunda-feira (17),  o grupo BTS entrou em hiato até 2025, em um anúncio feito pela gravadora BIGHIT MUSIC, da HYBE. A decisão foi tomada devido ao cumprimento do serviço militar obrigatório por partes dos membros da boyband.

O último show do grupo foi realizado durante a feira mundial World Expo 2030, em Busan, a segunda maior cidade da Coreia do Sul. Além disso, Jin anunciou seu projeto solo pela primeira vez.

A Lei de Serviço Militar que vigora na Coréia do Sul atualmente, estipula que as pessoas que trabalham nas áreas e desportos prescritas por Decreto Presidencial e recomendadas pelo Ministro da Cultura, Desporto e Turismo podem receber uma prorrogação ou isenção de serviço, porém não inclui a “cultura popular” como especialidade.

Todos os cidadãos sul-coreanos do sexo masculino aptos devem servir nas forças armadas por pelo menos 18 meses, embora o tempo de serviço possa variar. A obrigação começa ao completar 18 anos, mas o adiamento pode ser feito até os 28 ou 30 anos, com recomendação do ministério da cultura.

Vale Destacar que Jin, com atualmente  29 anos, fará 30 anos em dezembro, já JungKook, o mais novo, tem 25 anos. Sendo assim, o hiato ocorrera para que todos os integrantes possam realizar o Serviço Militar Obrigatório, de acordo com suas agendas.