Juiza é a primeira mulher a assumir presidência da Amamsul

Karina Anunciato

Pela primeira vez, uma mulher vai assumir a presidência da Amamsul (Associação dos Magistrados de Mato Grosso do Sul). Com 23 anos de carreira na magistratura, a eleita é a juíza Mariel Cavalin dos Santos. Na eleição que contou com a participação de 260 associados, a chapa representada por ela recebeu 152 votos. A votação aconteceu no último dia (11) com a participação de associados da capital e do interior que participaram do pleito de forma presencial – na sede campo – por carta e de forma on-line.

Em entrevista ao Jornal das Sete, dos Santos falou do momento da votação entre os pares e dos planos para a gestão que começa no próximo ano. Para ela o foco será no atendimento ao associados, tanto ativos quanto inativos.

Ainda sobre a sua trajetória pessoal, Mariel contou que a escolha da magistratura sempre foi uma prioridade como carreira.

“Eu desde pequena sempre tive esta afinidade, talvez por exemplos que passaram pela minha vida, então eu sempre quis ser juíza. O Direito para mim sempre era a única opção mesmo. Entrei muito jovem na faculdade, com 17 anos, e na época eram 4 anos de curso, sai com 21 anos  e estudei até ser aprovada no concurso da magistratura aqui em Mato Grosso do Sul”.

Desde 2017, ela atua na 16ª Vara Cívil de Campo Grande. A solenidade de posse será realizada em dezembro, em dia a ser definido. Na solenidade de posse assumirão os juízes Mariel Cavalin dos Santos (presidente), Bruno Palhano Gonçalves (1º vice-presidente), César de Souza Lima (2º vice-presidente), Katy Braun do Prado (secretária geral), Jorge Tadashi Kuramoto (secretário-adjunto), Marcelo Andrade Campos Silva (1º tesoureiro), Fábio Henrique Calazans Ramos (2º tesoureiro), Rafael Gustavo Mateucci Cassia (diretor de Interior), Idail de Toni Filho (diretoria AmamsuLab), Mário José Esbalqueiro Jr. (diretor da Esmagis), Juliano Luiz Pereira (diretor de Esportes), Paulo Rodrigues (diretor de Inativos), Laísa de Oliveira Ferneda Marcolino (diretoria da Mulher Magistrada), Atílio César de Oliveira Jr. (diretor de Patrimônio), Francisco Soliman (diretor de Prerrogativas).

No Conselho Deliberativo estarão Daniel Della Mea Ribeiro, Antônio Adonis Mourão Jr., Francisco Vieira de Andrade Neto, Maurício Cleber Miglioranzi Santos, Raul Ignatius Nogueira. Como suplentes do Conselho Deliberativo estarão Cézar Luiz Miozzo, Flávio Saad Peron e Marilsa Aparecida da Silva Baptista.

A entrevista completa com a Mariel Cavalin dos Santos, você confere aqui: