Jornal das Sete: Saiba tudo sobre o período de Defeso da Piracema, com Subcomandante da Polícia Militar Ambiental do MS Major Diego

Desde ontem, 5 de novembro, está proibida a pesca nos rios de Mato Grosso do Sul. A data segue o que determina o decreto 15.166 de fevereiro de 2019. O período chamado de defeso da piracema vai até o dia 28 de fevereiro de 2024. No leito do Rio Paraná começou um pouco antes, no dia 1 de novembro. A PMA (Polícia Militar Ambiental) estará com as equipes fazendo a fiscalização para garantir a reprodução dos cardumes.

Recebemos em nossos estúdios o Major Diego da Silva Ferreira Rosa, subcomandante da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul, para explicar tudo o que precisamos saber sobre o período Defeso da Piracema.

 

 

Fiscalização será intensificada

A Polícia Militar Ambiental (PMA) e o Imasul intensificarão a fiscalização durante o período de defeso para coibir a pesca ilegal. As equipes estarão nas principais bacias hidrográficas do Estado para garantir o cumprimento da legislação ambiental.

Os infratores estão sujeitos a multas de até R$ 50 mil, além de apreensão dos equipamentos e do pescado.

Importância da Piracema

O período de defeso da Piracema é importante para a preservação das espécies de peixes, que se deslocam para as cabeceiras dos rios para desova e reprodução. Durante esse período, os peixes estão mais vulneráveis à ação humana.

A Piracema é um período de grande importância para a biodiversidade, pois garante a manutenção das populações de peixes.