Jornal das Sete: Projeto Casa Rosa será transferido para Santa Casa em janeiro de 2024

No programa desta quarta-feira (27), recebemos o vereador e fundador do Projeto  Casa Rosa Dr. Victor Rocha, para fazer um balanço dos trabalhos realizados em 2023. 

Lançado em outubro de 2021, o Projeto Casa Rosa foi considerado inédito e serviu de inspiração para outras cidades no atendimento exclusivo à saúde da mulher. 

O vereador e médico mastologista da Casa Rosa, Victor Rocha (PP) anunciou que a Santa Casa será o novo local onde serão realizados os atendimentos do projeto a partir de janeiro de 2024.

Durante o anúncio, o médico disse que foi chamado pela diretoria da Maternidade Cândido Mariano e convidado a encerrar as atividades da Casa Rosa, na instituição, por corte no repasse financeiro, realizado pelo poder público municipal, para a manutenção do projeto.

A Casa Rosa funcionou até o dia 15 de dezembro, no ambulatório da Maternidade Cândido Mariano, quando foram concluídos os atendimentos às pacientes  agendadas para acompanhamento pós-cirúrgico, retorno de consultas e entrega de resultados de biópsias. 

Dr. Victor Rocha explicou que o projeto Casa Rosa vai continuar na antiga ala de psiquiatria da Santa Casa, na avenida Mato Grosso, entre as ruas Rui Barbosa e  13 de Maio. “Assim que fomos informados do fim da parceria com a Maternidade Cândido Mariano, fomos procurados por outras instituições, entre elas a Santa Casa. Conversamos com a Dra. Alir Terra (presidente da Santa Casa) e todo o corpo clínico da oncologia e ficamos muito felizes em revelar em primeira mão que a Casa Rosa irá para Santa Casa a partir de janeiro de 2024”, revelou.

Desde o início, em outubro de 2021 até 15 de dezembro de 2023, o Projeto Casa Rosa realizou 7.219 atendimentos (entre primeira consulta e retornos). Foram realizadas 2.427 ultrassonografias, 1.172 mamografias, 1.123 biópsias e 41 cirurgias de mama. Sendo diagnosticados cerca de 140 casos de câncer de mama, todos devidamente encaminhados para tratamento.

A Casa Rosa oferece, via regulação, consultas em mastologia, ultrassom de mamas e biópsias de mama no mesmo local. Sem que a paciente precise entrar várias vezes na fila de regulação do SUS. Além de contar com uma equipe multiprofissional sempre disposta a acolher e oferecer um atendimento humanizado às pacientes.