Jornal das Sete: Nelsinho Trad (PSD-MS) tem 35,2% de índice de aprovação como senador pelo Estado de MS

O Senador Nelson Trad Filho, médico urologista, foi eleito vereador de Campo Grande em 1992, reeleito sucessivamente em 1996 e em 2000, no biênio 2001/2002 presidiu a Câmara Municipal. Foi deputado estadual (PMDB-MS) de 2002 a 2003, eleito prefeito de Campo Grande em 2004, reeleito em 2008 com 71% dos votos. Em 2018, foi candidato ao senado por Mato Grosso do Sul, eleito, assumiu em janeiro de 2019, e tem ainda mais quatro anos pela frente (2019-2027).

 

Pesquisa realizada pelo Instituto Ranking Brasil Inteligência, entre os dias 5 e 12 de dezembro de 2023, em 30 municípios de Mato Grosso do Sul, revela que o senador Nelsinho Trad (PSD-MS) obteve 35,2% de índice de aprovação, o melhor resultado do Estado. O levantamento ouviu 3 mil pessoas em 30 municípios do estado.

Nelsinho Trad é titular em 26 comissões e suplente em várias outras. Relator da Comissão de Comunicação e Direito Digital (CCDD), os senadores  aprovaram na última semana o Projeto de Lei que tipifica o crime de extorsão digital, também conhecido como sequestro de dados (1.049/2022). O PL prevê pena de dois a cinco anos de detenção e além de multa, para quem sequestra o computador da vítima e cobra um valor em dinheiro pelo resgate.

Durante a discussão da matéria, o senador Hamilton Mourão (Republicanos-RS), lembrou que o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJ-RS) foi vítima desse tipo de ataque e apontou o crescimento de crimes cibernéticos como o ataque às contas da primeira-dama, Janja.

No relatório, Nelsinho Trad lembrou os ataques sofridos pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ) em 2020 e pelo Ministério da Saúde em 2021. O senador Nelsinho fez ajustes nessa descrição do crime para torná-la mais precisa e alterou a pena prevista, a fim de garantir proporcionalidade com crimes semelhantes. O texto também prevê aumento da pena em até dois terços nos casos em que o crime provocar a paralisação de serviços essenciais à população, comprometer dados relacionados aos sistemas de educação, ao Sistema Único de Saúde (SUS), a sistemas privados de saúde, a segurança pública ou bancos de dados da Agência Brasileira de Inteligência (Abin).

Nelsinho Trad também respondeu às perguntas enviadas pelos ouvintes sobre a conclusão das obras da Av. Ernesto Geisel, e também sobre zoneamento para levar sinal de internet e telefonia móvel a zonas rurais de Mato Grosso do Sul que ainda estão desprovidas dos serviços, considerados essenciais. 

Nelsinho Trad finalizou a entrevista contando um pouco sobre a trajetória política de seu pai e da família Trad, explicou sobre o ambiente em que foi criado e como a influência do pai Nelson Trad (deputado federal por seis  mandatos) contribuiu para sua ascensão política.