Inscritos do CadÚnico devem atualizar dados até o dia 11

Karina Anunciato

Encerra no próximo dia 11, o prazo para a atualização do Cadastro Único (Cadúnico) para beneficiários de programas sociais do governo federal – como do Auxílio Brasil (PAB), Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE) e Benefício de Prestação Continuada (BPC/LOAS) – com cadastros que foram atualizados pela última vez em 2016 ou 2017.

O Ministério da Cidadania prorrogou em outubro por mais 30 dias o prazo para a regularização que se encerraria no último dia 14. Em Campo Grande, de acordo com a Gerente do Cadastro Único da SAS (Secretária Municipal da Assistência Social) , Viviane Brandão, são 6.600 famílias que precisam atualizar as informações com o objetivo de evitar o bloqueio do benefício a partir do dia 11.

“São pessoas que começaram a trabalhar, ou deixaram e trabalhar, aquelas que tiveram mudança de endereço, nascimento ou óbito de membros da família. Especialmente pessoas em situação de vulnerabilidade esses dados mudam bastante e é preciso regularizar”.

A gerente do Cadastro Único lembrou que desde o ano passado a SAS tem realizado uma força tarefa para mobilizar os beneficiários com lançamento de campanha e parcerias com outras secretárias.

“Durante os últimos dois anos, devido a pandemia, muita gente acabou não realizando a atualização. Então desde outubro do ano passado a gente lançou a campanha ‘Não perca o seu benefício’ que tem realizado busca ativa, com ligação, a gente fez uma parceira com a Semed (Secretaria Municipal de Educação) que a famílias receberam uma cartinha pelos filhos que estão matriculados na rede pública para que ela pudesse entender que ela precisava atualizar o cadastro. A gente também fez uma parceria com a Agetec (Agência Municipal de Tecnologia de Informação e Inovação) disponibilizando um link da SAS onde ela poderia consultar se precisaria atualizar ou não o seu cadastro, e desde lá a gente observou um salto. Hoje nós estamos com uma média mensal de 8.500 cadastros. A gente observa muita atualização, mas também muita inclusão cadastral”.

Em todo o Brasil, os processos de atualização cadastral envolvem mais de 8 milhões de famílias. Mais informações, o beneficiário deve comparecer em uma das 21 unidades do Cras (Centro Regional da Assistência Social); na Central do CadÚnico sede da SAS – na Rua dos Barbosas, 321; ou ainda no polo de atendimento do antigo Shopping Marrakech. Para a atualização o beneficiário deve ter em mãos os documentos pessoais: RG, CPF, título de eleitor e comprovante de residência de preferência a conta de luz. As unidades dos Cras funcionam das 7h às 11 e das 13h às 17h; a Central do CadÚnico das 7h30 às 11h e das 13h às 17h30.

A entrevista completa com Viviane Brandão você confere aqui: