Governo apresenta “Voucher Transportador” para reduzir déficit de mão-de-obra no Estado

Governador Eduardo Riedel durante assinatura do convênio (Foto: Saul Schramm)

Nesta terça-feira (03), foi apresentado o programa do governo do estado para reduzir a carência de mão-de-obra qualificada em Mato Grosso do Sul. O programa “MS Qualifica para um novo futuro”, tem como primeira ação o programa “Voucher Transportador”. 

Com esta iniciativa a Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), em parceria com o Sest/Senat e o Detran, vão beneficiar mil motoristas com qualificação e custeio da habilitação “D” e “E”. 

A meta é que estes profissionais estejam preparados para assumir novos empregos e assim atender a demanda do setor da celulose. Nesta primeira etapa serão abertas mil vagas nas regiões de Campo Grande, Três Lagoas, Dourados, Corumbá, Chapadão do Sul e São Gabriel do Oeste. 

Na prática, caberá a Semadesc arcar com todos os custos dos cursos realizados pelo Senat com os motoristas. Já o Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito) vai isentar estes beneficiados das taxas referentes à habilitação (D e E) e o Senat promover esta qualificação com dois cursos, que totalizam 107 horas, na chamada “Escola de Motoristas Profissionais”.

Para Jaime Verruck, secretário da Semadesc, esta é uma oportunidade de novos horizontes para os trabalhadores já que com a mudança de categoria, os motoristas poderão se candidatar a novas vagas com salários mais altos.

“Quem não tem carteira não consegue uma carteira D e E. Então, nosso foco neste momento são aqueles profissionais que tem até a C. Então uma pessoa que hoje recebe o salário de R$2 mil vai para um bitrem que é um salário de R$5,5 mil”.