Morreu na manhã desta quarta-feira (09), a cantora Gal Costa. A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa da artista. Gal, que tinha 77 anos, havia dado uma pausa nos shows, depois de se submeter a uma cirurgia para a retirada de um nódulo na fossa nasal direita.
Imediatamente ao anuncio do falecimento, nas redes sociais artistas e autoridades políticas começaram a ser manifestar em despedida e homenagem cantora.
Uma das parceiras mais presentes na trajetória de Gal, a também cantora, Maria Bethânia foi uma das primeiras a se manifestar.
É imensurável o tamanho dessa perda. obrigada por sua imensa contribuição para nossa cultura. gal costa eterna! ❤️ pic.twitter.com/Z6pOXV6NOA
— no context maria bethânia (@oocmaribeth) November 9, 2022
No mundo politico, o presidente eleito, Luis Inácio Lula da Silva, do PT, também já se pronunciou no Twitter.
Gal Costa foi das maiores cantoras do mundo, das nossas principais artistas a levar o nome e os sons do Brasil para todo o planeta. Seu talento, técnica e ousadia enriqueceu e renovou nossa cultura, embalou e marcou a vida de milhões de brasileiros.
📸 @ricardostuckert pic.twitter.com/4jU2SBcHuq
— Lula (@LulaOficial) November 9, 2022
Outro que fez questão de mencionar a partida de Gal Costa foi o Senador Randolfe Rodrigues, do Amapá. O político publicou através do twitter a seguinte mensagem:
A nossa grandiosa Gal Costa nos deixou! A música e a arte dela fizeram parte de toda a minha vida e dos caminhos que trilhei. Gal deixou um legado incomparável e jamais sairá das nossas lembranças. Obrigado por tudo! Você é eterna! pic.twitter.com/OOLSNJdVSU
— Randolfe Rodrigues (@randolfeap) November 9, 2022
Gal Costa, como era conhecida do grande público, nasceu em Salvador, sob o nome de batismo de Maria da Graça Costa Penna Burgos. Ela é um dos nomes mais reconhecidos da música brasileira, inclusive fazendo parte dos movimentos que deram origem ao Tropicalismo e a MPB. A causa da morte ainda não foi divulgada.