Furto de fios prejudica funcionamento de semáforos na capital

Karina Anunciato e Silvio César

(Foto: PMCG)

Um pedido dos ouvintes virou pauta no Jornal das Sete desta segunda-feira (14). Nas últimas semanas tem crescido o número de mensagens aqui para o nosso WhatSapp (9 9688-9191) informando a falta de funcionamento ou de ativação no intermitente dos semáforos da capital. Para entender o que está acontecendo nós conversamos com Carlos Guarini, Chefe de Divisão de Operação e Coordenação de Fiscalização de Trânsito da Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito). Guarani explicou que dois eventos especificamente afetam o funcionamento dos semáforos da capital – queda de energia e furto de fios.

Carlos Guarini, Chefe de Divisão de Operação e Coordenação de Fiscalização de Trânsito da Agetran (Foto: Arquivo Pessoal)

“Muitas vezes o que ocorre é a própria queda de energia que interfere no funcionamento. Ou ainda, o roubo de fios dos semáforos. Infelizmente tem ocorrido diversas ações deste tipo na capital”.

Quanto ao tempo de execução do serviço para restabelecer o funcionamento dos semáforos, Guarini destacou que a prioridade é para pontos com maior fluxo, como o centro da cidade. Por isso, muitas vezes sinais em bairros demoram mais tempo para serem atendidos. 

Guarini falou ainda sobre engenharia de tráfego, critérios para instalação de semáforos e fluidez no trânsito. Para denúncia de furto de fios de semáforos – além do 190, funcionamento de equipamentos e outros serviços prestados pela prefeitura basta entrar em contato através do número 156, Fala Campo Grande.

Confira a entrevista com Carlos Guarini aqui: