Estado libera o uso de máscara em locais abertos, mas recomendação continua para ambientes fechados e com aglomeração

Karina Anunciato

(Foto: Fábio Ulsenheimer)

O Secretário de Infraestrutura e presidente do comitê gestor do Prosseguir, Eduardo Ridel anunciou durante a live de atualização do Programa, desta quarta-feira (03), a liberação da obrigação do uso de máscara em locais abertos em Mato Grosso do Sul.

De acordo com o secretário, a mudança na regra passou a ser possível graças ao avanço da vacinação contra o novo coronavírus. Segundo o vacinômetro da Secretaria de Estado de Saúde (SES), 64.9% da população sul-mato-grossense já está com a imunização completa para a doença. 

As decisões do programa Prosseguir são responsáveis pela orientação das medidas restritivas ou de flexibilização da pandemia da covid-19 pelo o governo do estado.

Ainda sobre o uso de máscaras, Ridel confirmou que a obrigação continua válida para locais fechados e com aglomeração.

“A retirada da obrigação de máscaras em locais sem aglomerações e abertos. Nós já não temos essa necessidade, obrigação. Já está posto em nosso decreto, ambientes abertos não têm obrigação de máscara, mas achamos importante manter em ambientes de aglomeração e ambientes fechados.”

Campo Grande

Neste mesmo sentido, desde a semana passada, o prefeito de Campo Grande, Marquinhos Trad, já cogita a possibilidade de flexibilização do uso do equipamento. 

A decisão do município pode ser divulgada amanhã (04) após um encontro do prefeito com autoridades em saúde que discutirão o tema.

De acordo com o vacinômetro da capital, 65.12% da população vacinável já está com o esquema completo contra a doença.