Estado amplia grupo vacinal 4° dose, 50 anos ou +

Karina Anunciato

(Foto: Saul Schramm)

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) autorizou, nesta terça-feira (22), a aplicação da quarta dose em indivíduos a partir de 50 anos de idade ou mais. 

A exemplo do que já vem sendo praticado nas unidades de saúde em Mato Grosso do Sul, a vacina da quarta dose só poderá ser administrada na população após 4 meses da aplicação da terceira dose.

Também estão no grupo da quarta dose: indivíduos imunocomprometidos com 18 anos de idade e trabalhadores de saúde. A recomendação é que seja, preferencialmente, aplicada a vacina da plataforma de RNA mensageiro (Pfizer/Wyeth) ou, de maneira alternativa, vacina de vetor viral (AstraZeneca).

Além de reduzir a idade do grupo vacinal, a SES detalhou a imunização das grávidas. Para as gestantes e puérperas (até 45 dias pós-parto) – que também estão aptas a serem imunizadas – a vacinação da quarta dose, deve ser preferencialmente com o imunizante Pfizer, 5 meses após ter recebido a terceira dose.

De acordo com os dados do Vacinômetro do Estado, até esta terça-feira, 112.092 pessoas foram imunizadas com a quarta dose. Mato Grosso do Sul tem, hoje, aptos a receber a quarta dose, 85.863 trabalhadores da saúde, 282.802 pessoas com 60 anos ou mais, 354.556 pessoas com 50 anos e mais, 2.158 gestantes e puérperas.