Enfermeira, Érika Kirckov é a 4ª homenageada na Semana da Mulher

Karina Anunciato e Michael Franco

Enfermeira, especialista em dor e cuidados paliativos e medicina integrativa, se divide em dois empregos - no Hospital Adventista do Pênfigo e no Servan. (Foto: Arquivo Pessoal)

A homenageada desta quinta-feira (11), no quadro Elas por Elas” – criado especialmente para a Semana da Mulher – no Jornal das Sete, é a enfermeira Érika Kirckov. Aos 41 anos, Érika é mãe de uma jovem de 23 anos. Durante o bate-papo, ela contou os desafios da carreira e do dia a dia.

“A cobrança dentro de casa ela acontece e tem a autocobrança. A mulher se cobra muito com relação a estar junto dos filhos, da família, cuidar da casa… e também existe a nossa necessidade pessoal de ser um bom profissional, se dedicar com afinco é uma parte conflituosa, mas as coisas vão se ajustando. A minha filha falava: – Mãe, a senhora não para em casa, a senhora só trabalha. E hoje ela compreende que é uma parte necessária e ela está começando a construir a vida dela também, então é aguentar firme e seguir em frente, fazendo o nosso melhor”.

Érika e a filha Mariana. (Foto: Arquivo Pessoal)

A enfermeira, especialista em dor e cuidados paliativos e medicina integrativa, se divide em dois empregos – no Hospital Adventista do Pênfigo e no Servan. Para ela, assim como a maioria das pessoas, o ano de 2020 foi cercado de angústias e desafios.

“Tem sido um ano de muita apreensão. Viemos enfrentado essa pandemia, todos na incerteza, com informações distorcidas preocupados com a minha área de atuação, assistência em saúde, nossos familiares, amigos, tem sido um ano muito tenso e a gente imaginava que ia começar 2021 de uma maneira diferente e a gente tá vendo um cenário se perpetuando, então ainda muito receio”. 

A entrevista completa com Érika Kirckov você confere aqui: