Eleito, Ronilço Guerreiro leva bandeira da leitura para a Câmara: ‘Muda as pessoas’

Karina Anunciato e Michael Franco

Aberto ao diálogo, Ronilço disse que vai levar o gabinete para a rua. "Quero esse mandato com cheiro de gente" (Foto: Divulgação)

O apelido Guerreiro veio do tempo difícil de quando o único calçado à disposição era o coturno, guardado da época do quartel na aeronáutica. “Era o que tinha para usar, quando eu cheguei e as pessoas me viram com o coturno, começaram a me chamar de guerreiro”. Ronilço Cruz de Oliveira – mais conhecido como Ronilço Guerreiro – se filiou ao Podemos e garantiu uma das 27 cadeiras de vereador de Campo Grande na legislatura 2021 a 2024. Na eleição disputada no último dia 15 de novembro, Ronilço foi eleito com 2059 votos. Motivado pela transformação de vida através da disciplina, perseverança e estudo, ele tem nos livros a principal ferramenta de mudança. “O livro não muda o mundo. Ele muda as pessoas”.

Ao longo dos anos, Ronilço ganhou notoriedade com os trabalhos sociais desenvolvidos na capital como a Gibiteca, especializada em histórias em quadrinhos com o objetivo de incentivar a leitura. Além da biblioteca, Guerreiro incentiva a leitura através do empréstimo de livros que coloca a disposição em terminais de ônibus e espaços de grande circulação.

Em um dos muitos relatos de transformação, ele contou a história de uma mulher que estava disposta a acabar com a própria vida e um livro deixado no para-brisa do carro a fez mudar de ideia. “Todos os livros tem um carimbo com meu nome e telefone. Ela me mandou uma mensagem contando que aquele livro que deixei no para-brisa do carro dela no estacionamento de um supermercado a fez mudar de ideia. O livro era A Vida Vale a Pena, de Augusto Cury”.

Pouco mais de um mês para a posse, Ronilço já trabalha na estrutura do mandato. “Quero esse mandato com cheiro de gente. Quero as pessoas perto, promovendo o diálogo, com o gabinete na rua e escutando as pessoas”.

A entrevista completa com o vereador eleito, Ronilço Guerreiro, você confere aqui: